Tuesday 1 March 2011

Proposal presentation

A few impressions about the presentation of my thesis proposal. I need to control my anxiety in future presentations because I did not breathe properly... I had done the preparation, with 8 rehearsals to the mirror and to my family, and did not need to check the slides to know what to say next but I was too anxious with the time. At the end, I finished 3 minutes earlier... So, I think I need to breathe more in the future.
I enjoyed the discussion and was prepared to "fight" a little more, but I also know that at this point I am more in a listener position. Nevertheless, it does not feel good when you hear that the design of your project was poor. So, my priority now is to work on the research design. Case study, survey, experiment... I need a clearer definition of what I am going to do.

3 comments:

  1. Olá Ana :)

    Dizem que quanto mais apresentações se fizer mais fácil será lidar com o stress que provocam as apresentações de trabalho. No meu caso, não sinto sinais de melhoria e até acho que um certo nível de adrenalina é benéfico. Tal como descreves, para mim a preparação antecipada, em voz alta e com colegas, ajuda-me muito.

    Apesar de não ter estado presente, dei uma vista de olhas no projecto do PHDTSI e achei que talvez gostasses de conhecer um dos muitos investigadores que trabalham aqui no Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG). Na página pessoal dele poderás ver se te interessa (http://www.ricardoaguiar.info). Poderás querer dar também uma vista de olhos à missão da unidade que ele coordena na página do LNEG (http://www.lneg.pt/iedt/?unidade=17690).

    Recentemente, houve um projecto que tocou nalgumas das questões que levantas em termos de comportamentos de consumo energético mas era virado para o consumo empresarial (EFINERG).

    Quanto às questões com a metodologia, o «pai» dos estudos de caso é de facto o Yin e vai muito além dos casos exploratórios. Nota que o próprio estudo de caso deve contemplar triangulação de dados. Ou seja, recolha de dados através de registos de observação, entrevistas, questionários, registos de imprensa, etc.

    Muitas vezes os estudos de caso são pouco conhecidos nalgumas áreas disciplinares e confundidos até com os «casos de estudo» que nada têm em comum a não ser a utilização das mesmas 2 palavras ;)

    Se quiseres e achares que talvez possa ajudar, podes dar uma vista de olhos nalguns artigos que falam ou utilizam os estudos de caso numa das prateleira que tenho no citeulike: http://www.citeulike.org/user/Mandre/tag/case_study

    Obrigada pela partilha que me deu oportunidade de estar a par dos tópicos de colegas do mesmo departamento, apesar de não ter estado a partilhar o mesmo espaço :)

    Continuação de boa viagem,
    Mónica

    ReplyDelete
  2. Obrigada pelos links, Mónica :)

    Desejo também que continues a fazer uma boa viagem, com destino à vista :)

    ReplyDelete
  3. olá...
    peço dsc de entrar em contacto atraves dum comentario mas não encontrei nenhum mail.
    encontrei o seu blog através da permacultura, mais concretamente dp de ver msg de há um ano referentes a criar um espaço de educação alternativa por coimbra...

    se puder entrar em contacto comigo agradecia!
    cat.santos@gmail.com

    ReplyDelete